Da crise a Engenharia de Software

A engenharia de software surgiu em meados da década de 1970 no então momento que ficou conhecido como a crise do software. O cenário da época não é muito diferente do que hoje vivenciamos: a necessidade de software eficiente, com baixo custo e dentro do prazo. O que traduz a tríplice restrição da gerência de projetos, do PMBOK:

Pela definição, segundo Friedrich Ludwig Bauer, “engenharia de software é a criação e a utilização de sólidos princípios de engenharia a fim de obter software de maneira econômica, que seja confiável e que trabalhe eficientemente em máquinas reais”.

Para que possamos entender essa definição é necessário antes compreender o que é engenharia. Ao imaginarmos um engenheiro visualizamos a figura de um profissional dentro de uma construção civil, como o famoso capacete de segurança, segurando em uma das mãos um metro e na outra uma planta. Essa visão se adapta inteiramente ao cenário do desenvolvimento de software. Através do metro, retomamos a ideia de medição, indicadores. Através da planta, o projeto. E dentre as preocupações em construir um software de acordo com as necessidades do cliente, a custo e tempo reduzidos está a medição e o projeto.

Imagine a criação de um edifício com 100 andares de salas comerciais, que abrigarão dezenas de empresas e milhares de funcionários sem um projeto. Agora imagine um software para controle do espaço aéreo de um país sem as mesmas preocupações com o projeto. As consequências seriam desastrosas em ambos os casos.

Através dessas preocupações e do histórico de insucessos no desenvolvimento de software, surgiu a necessidade de uma disciplina que contornasse o atual cenário e fornecesse estratégias, metodologias, indicadores, ferramentas e processos para a criação de software eficiente. A essa disciplina denominou-se engenharia de software.

Nos próximos post a ES será abordada de maneira mais técnica e menos ampla: o cenário de desenvolvimento de software no Brasil, as metodologias, o profissional, a combinação de outras disciplinas, como o PMBOK, e várias outros assuntos.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_de_software

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *