Hello World C#

Olá a todos!

No primeiro contato com o Microsoft Visual Studio 2010 faremos apenas uma breve apresentação da IDE, introduzindo o ambiente de trabalho. Nosso primeiro aplicativo será o clássico dos clássicos HelloWorld.

Inicialmente abra o Microsoft Visual Studio 2010.

Para não entrarmos ainda em maiores detalhes quanto a UI trabalharemos com aplicativos de console. Assim focaremos nossa atenção ao código.

Clique em File->New Project: escolha a linguagem, no caso C# e a direita clique em Console Application. Após isso digite o nome: HelloWorld.

A seguir, o Microsoft Visual Studio 2010 irá construir a estrutura do nosso programa. Por padrão é criado a classe Program onde temos o método Main, o método principal de nossa aplicação.

Na área à direita, no Solution Explorer temos a visão exata da estrutura do nosso programa: o assembly, as referências aos namespaces e nossa classe:

Na área central temos o nosso código. Podemos verificar a referência dos namespaces observando a palavra reservada using, nosso namespace, a classe e o método Main.

Nosso código é bastante simples, apenas mesmo para efeito introdutório. Utilizaremos dois métodos da Classe Console, do namespace System: Console.WriteLine() e Console.ReadLine(). Como abaixo:

O primeiro método, Console.WriteLine() recebe uma string como parâmetro e imprime na essa string, adicionando uma linha. O segundo método lê uma entrada por parte do usuário, pelo teclado e será usado para que nossa aplicação não feche automaticamente. Ou seja, o usuário terá que digitar algo para a aplicação terminar.

Para maiores informações sobre  a classe Console, acesse a documentação em http://msdn.microsoft.com/en-us/library/system.console.aspx

O resultado é uma janela de console com a string Hello World impressa.

Espero que para primeiro exemplo e apenas como ilustração esse post tenha sido bem sucedido. Os próximos trarão exemplos mais específicos e complexos. Até!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *